Muitos médicos cuidam de seus pacientes e acabam esquecendo do cuidado com a sua própria saúde, seja física ou mental.
A rotina desses profissionais é, muitas vezes, exaustiva, pois dedicam muitas horas de trabalho, especialmente durante plantões, para cuidar do próximo, podendo afetar sua saúde e qualidade de vida.
Isso se tornou ainda mais evidente durante a pandemia de covid-19, que exigiu muito dos profissionais de saúde, se esforçando para cuidar de tudo e todos.
Com esse cenário tão preocupante, a Opas – Organização Pan-Americana da Saúde, lançou uma campanha para chamar atenção para a saúde mental dos profissionais de saúde, que, segundo a própria entidade, “se sacrificaram muito para cuidar das pessoas durante a pandemia”.
Para evitar que esses profissionais tão importantes para a sociedade adoeçam, listamos aqui alguns cuidados que podem ajuda-los a ter mais saúde e qualidade de vida.
1) Tenha uma boa alimentação
Parece clichê dizer isso à um profissional de saúde, porém não é, na correria do dia a dia, muitos esquecem de comer ou comem “qualquer coisa. Cuidar para ter uma boa alimentação é essencial para que o médico tenha energia e força para a lida diária.
Por isso, comer frutas, vegetais, carboidratos, grãos e muitos alimentos ricos em vitaminas e nutrientes, faz a diferença.
2) Beba água
Mais um ponto que achamos ser “normal”, mas que é essencial para a vida de todo o ser vivo. Beber pelo menos 2 litros de água por dia é extremamente importante.
3) Descanse
Mesmo que você seja médico plantonista, tenha uma rotina de descanso, para conseguir renovar as energias, encontrar amigos e familiares e conseguir recuperar para uma nova jornada de trabalho.
Dormir bem, relaxar, descansar até mesmo no horário de trabalho, entre um procedimento/consulta ou outro, é essencial.
4) Pratique algum exercício físico
Por mais que isso pareça cansativo, te dará mais disposição e força para aguentar a rotina corrida.
5) Respeite seus limites!
Não vá além do que você aguenta.
6) Procure apoio psicológico
Para poder desabafar, pedir ajuda e conseguir lidar com as situações do cotidiano.
Com todas essas dicas e cuidados, certamente os profissionais terão mais força, energia, disposição e vontade de continuar cuidando de seus pacientes. Além de conseguirem se cuidar, e vivenciar momentos importantes com quem se ama.