Imagem: Envato/Por nansanh
A época do Imposto de Renda para Médicos pode trazer mais dores de cabeça do que um plantão no final de semana, mas não se preocupe! Vamos descomplicar este processo juntos. Este guia completo vai ajudar você a entender melhor como declarar seus rendimentos de forma correta e tranquila.
Entenda as fontes de renda
Como médico, você pode ter diversas fontes de renda de clínicas particulares, hospitais, plantões ou até mesmo consultorias. É muito importante entender cada tipo de rendimento para declará-lo corretamente:
- Rendimento de pessoa jurídica (PJ): se você tem um CNPJ, provavelmente recebe através de nota fiscal;
- Rendimento de pessoa Física (PF) para CLT: você receberá um holerite ou contracheque mensalmente que detalha seus rendimentos e os descontos aplicados, como INSS e o Imposto de Renda retido na fonte;
- Rendimento de pessoa Física (PF) via RPA (Recibo de Pagamento Autônomo): é utilizado por instituições para pagar profissionais que não têm vínculo empregatício fixo, como plantonistas ou consultores. Este documento não só comprova o valor recebido, como também detalha as deduções, como o INSS e o Imposto de Renda retido na fonte;
- Outros rendimentos: não se esqueça de outros possíveis rendimentos, como aluguéis ou investimentos. Tudo isso precisa estar na sua declaração.
Dica: guarde todos os seus comprovantes de rendimento durante o ano para facilitar a declaração.
- Saiba mais: Quais os benefícios de ser um médico PJ?
Despesas dedutíveis no Imposto de Renda para médicos
Quando você informa as despesas dedutíveis, o montante de renda considerado pelo governo para a tributação diminui. Isso pode te ajudar a ter menos imposto a pagar ou a receber uma restituição maior.
Aqui estão algumas das despesas que podem ser deduzidas na declaração de Imposto de Renda para médicos:
1. Despesas médicas:
Qualquer valor que você ou seus dependentes tenham pago por consultas médicas, exames, tratamentos e hospitalizações pode ser deduzido. Isso inclui psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, entre outros. As despesas com medicamentos só valem se estiverem inclusas em contas hospitalares.
-
Documentos para dedução:
Notas fiscais, recibos e comprovantes de pagamento que detalham consultas médicas, tratamentos, exames e hospitalizações no seu nome ou no de seus dependentes. Eles devem identificar os prestadores de serviços de saúde, os valores pagos e as datas dos serviços.
2. Despesas com educação
Gastos com educação, como cursos de especialização, atualização profissional e participação em congressos médicos, são dedutíveis. Além disso, para que esses gastos sejam dedutíveis, os cursos devem ser reconhecidos pelo MEC ou órgãos competentes.
Também pode ser incluído os gastos com a educação de seus dependentes, como mensalidades escolares e educação superior (graduação e pós-graduação). Lembrando que existe um limite anual para essa dedução.
-
Documentos para dedução:
Comprovantes de pagamento das mensalidades escolares ou de cursos de especialização reconhecidos pelo MEC ou órgãos competentes. Você também deve ter qualquer documento que comprove a participação e os gastos com congressos e cursos de atualização profissional.
3. Contribuições à previdência privada
O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é uma opção de previdência privada que oferece vantagens fiscais significativas, especialmente para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda para médicos. Com ele, é possível deduzir até 12% da sua renda tributável total.
Esse tipo de dedução é interessante para quem faz a declaração completa e busca formas de economizar no pagamento do IR ao mesmo tempo em que poupa para a aposentadoria.
-
Documentos para dedução:
É importante manter os recibos de todas as contribuições feitas ao plano ao longo do ano, além de um extrato anual fornecido pela entidade administradora do fundo. Esses documentos comprovam as quantias investidas e permitem a dedução de até 12% da renda tributável total na declaração do Imposto de Renda.
4. Pensão alimentícia
Os valores pagos com pensão alimentícia, quando determinados por uma decisão judicial ou por um acordo legalmente homologado (ou seja, reconhecido por um tribunal), são totalmente dedutíveis na declaração do Imposto de Renda para médicos.
-
Documentos para dedução:
Mantenha uma cópia da decisão judicial ou do acordo legalmente homologado que estabelece os termos e valores da pensão. Também é importante guardar todos os comprovantes de pagamento feitos durante o ano. Esses documentos devem mostrar claramente os valores transferidos, as datas dos pagamentos e o beneficiário.
- Leia também: Médicos PJ – Impostos mensais
Como fazer a declaração de Imposto de Renda para médicos
Você pode contar com a EasyDr. para preparar o seu Imposto de Renda médico de um jeito muito fácil e prático. Para ter uma ideia, os próximos passos (do 2 ao 7) nós fazemos para você. Veja:
1. Preparare-se com antecedência
Tenha certeza de que todos os documentos necessários estão em mãos:
- Comprovantes de rendimentos (como contracheques, informes de rendimentos de instituições financeiras, etc.);
- Comprovantes de despesas dedutíveis ( educação, previdência privada, etc.);
- Documentos pessoais (CPF, título de eleitor);
- Dados bancários para restituição ou débitos de cotas de imposto;
- Recibo da última declaração do IR.
Benefício de contratar a EasyDr.: conferimos todos os documentos enviados e avisamos se algo está faltando para fazer a sua Declaração de Imposto de Renda médico.
2. Acesse o Programa da Receita Federal
Baixe o programa gerador da declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) do ano correspondente no site da Receita Federal. Ela também oferece a opção de fazer a declaração online pelo portal e-CAC.
Com a EasyDr., você não precisaria ter esse trabalho. Baixamos o programa e fazemos a sua declaração completa.
3. Preencha suas informações pessoais
Após baixar o programa, comece a declaração inserindo todas as suas informações pessoais solicitadas pelo programa, como: nome completo, CPF, endereço e dados da sua ocupação.
4. Declare seus rendimentos
Informe todos os seus rendimentos tributáveis, isentos e não tributáveis. Isso inclui salários, aluguéis recebidos, aposentadorias, investimentos, entre outros. Cada tipo de rendimento possui uma ficha específica no programa da Receita.
5. Informe suas deduções
Registre suas deduções, como: despesas médicas, etc. Preencha corretamente as seções correspondentes a cada tipo utilizando os comprovantes que você coletou.
6. Revise as informações
Após preencher todas as informações, use a opção de verificação de pendências do programa. Ele irá alertá-lo sobre possíveis erros ou informações faltantes.
É extremamente importante revisar cada item para evitar cair na malha fina, que ocorre quando a Receita Federal identifica inconsistências ou erros na sua declaração. Isso pode levar à necessidade de fornecer mais documentos ou até a ajustes no valor do imposto.
7. Envie a sua declaração
Uma vez que tudo esteja correto, envie sua declaração. O programa fornecerá um recibo de entrega, que você deve guardar para comprovar a realização do envio.
8. Pague o valor do imposto devido ou aguarde a restituição
Quando você termina de enviar sua declaração de Imposto de Renda para médicos pode acontecer de você ter um valor a pagar ou a receber de volta.
Se o cálculo mostrar que você deve mais imposto do que já pagou, a Receita Federal vai emitir um boleto chamado DARF para que você pague a diferença.
]Se você pagou imposto demais, a Receita vai te devolver a diferença em lotes ao longo do ano, começando em junho e indo até dezembro.
9. Acompanhe o processamento
Após enviar, você pode acompanhar o processamento da sua declaração através do portal e-CAC da Receita Federal. Lá, você vai verificar se a declaração foi processada, se está na fila de restituição ou se há alguma pendência que necessite de sua atenção.
Declaração de Imposto de Renda para médicos rápida, segura e eficiente é com a EasyDr.!
Nós simplificamos a vida dos médicos até na hora de declarar o Imposto de Renda! Sabemos o quanto seu tempo é valioso e por isso oferecemos esse serviço para que você reduza as suas preocupações. Deixe a burocracia com a gente e foque no que realmente importa: seus pacientes. Entre em contato e declare o seu Imposto de Renda com a gente!